Você sonha com os seus dentes branquinhos?
Existem dois tipos de clareamento dental, o de consultório e o caseiro. Eles podem ser associados e com a técnica mista o resultado será mais rápido.
Porém, em ambas as técnicas, para atingir um bom resultado, vai depender do paciente, que terá que seguir todos os cuidados e orientações relacionados à alimentação, higiene e mudança de hábitos após o procedimento.
Clareamento Dental Caseiro
O clareamento dental caseiro costuma durar em média de 3 a 6 semanas utilizando a plaquinha e o gel. Os mais utilizados são as ampolas de gel de peróxido de carbamida, peróxido de hidrogênio ou perborato de sódio com diferentes concentrações dependendo de cada caso e da sensibilidade dentária.
Clareamento Dental de Consultório
O clareamento de consultório é feito por sessões no consultório odontológico. O número de sessões necessárias para clarear os dentes varia bastante em função do grau de escurecimento e expectativa do paciente. Em média, é necessário de 3 a 4 sessões. O intervalo ideal entre uma sessão e outra é de 1 semana.
Não é indicado para:
- Mulheres grávidas e lactantes;
- Fumantes;
- Pessoas que sofrem com hipersensibilidade dentinária;
- Pessoas que fizeram recentemente quimioterapia ou radioterapia;
- Casos de hipoplasia dentinária (manchas brancas nos dentes);
- Alguns casos de fluorose dentária.
Perguntas frequentes:
Existe restrição alimentar pós clareamento dental?
Pode ser consumido alimentos e bebidas como por exemplo, açaí, chocolate, chá preto, refrigerantes, café, vinho tinto ou qualquer alimento uma hora após o clareamento. A ingestão desses alimentos ao longo prazo pode acelerar o escurecimento dos dentes, por isso, é aconselhável evitar o consumo depois do tratamento.
O clareamento dentário clareia as restaurações ou coroas?
O clareamento funciona apenas em dentes naturais. Coroas, porcelana e restaurações não mudam de cor com o clareamento dentário.
O dente pode voltar a escurecer?
Sim, a ingestão ao longo prazo de alimentos com bastante pigmentação faz com que o dente volte a escurecer. Por esse motivo, é recomendado realizar novamente o tratamento.
Pacientes com sensibilidade dentária podem realizar o clareamento dental?
Sim, podem realizar o tratamento, porém com a concentração mais baixa de gel clareador com auxílio de pasta de dente ou gel à base de potássio que diminuem ou eliminam a sensibilidade dentária.