Tenha o seu sorriso de volta, realize o sonho do implante. O sonho virou realidade, com os implantes dentários você pode voltar a sorrir confiante.
Os implantes dentários são hoje a melhor opção para devolver o sorriso e a mastigação para quem perdeu um ou mais dentes.
De acordo com o levantamento da Associação Brasileira da Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos, Odontológicos, Hospitalares e de Laboratórios (ABIMO), são feitos cerca de 1 milhão de implantes por ano.
Diante de tanta procura por esse procedimento, é comum que existam dúvidas sobre como é feito o procedimento e o momento ideal para colocar o implante.
Sorrir e comer sem restrições faz parte da qualidade de vida de uma pessoa. E é o que nós da Odontologia Tuler mais prezamos aos nossos pacientes. Qualidade de vida.
E se você tem sofrido com esses incômodos, porque perdeu seus dentes ou porque não se sente bem com a dentadura, então este conteúdo pode te mostrar uma solução.
Os implantes dentários são a melhor solução odontológica para quem precisa de dentes novos. Mas como é feito o implante dentário?
Implante dentário: como é feito o procedimento?
O procedimento é bem menos assustador do que parece. Embora seja necessária uma cirurgia para instalar o implante, as técnicas e equipamentos atuais proporcionam conforto ao paciente, de tal modo que você não sentirá dor alguma em nenhuma etapa do tratamento.
O implante dentário é um procedimento em que um pino de titânio é utilizado para substituir a raiz do dente. Ele é fixado ao osso por meio de uma cirurgia e, após a integração óssea, é feita a colocação da prótese definitiva.
O material utilizado no pino de fixação do implante dentário é o titânio, pois tem a capacidade de fazer com que o osso grude no pino de forma permanente. Portanto, se trata de um metal que é biocompatível com o nosso organismo, o que elimina o risco de rejeição.
Outra característica importante desse material é que ele não é corrosivo, ou seja, não enferruja por estar em contato com o ambiente úmido da nossa boca. Por todas essas características, o implante é uma forma segura e duradoura para a reabilitação oral.
Qual é o momento ideal para colocar o implante?
Isso varia bastante. Na prática, é feita uma avaliação das necessidades do paciente, determinando o momento ideal para a colocação do implante.
O momento ideal é que o implante seja colocado quando o paciente perde o dente. Se o paciente chega ao consultório com uma fratura ou quebra da raiz, que vai precisar ser extraída, nós optamos por, muitas vezes, no mesmo procedimento, fazer a extração e a colocação de implante.
Nessa situação, é fundamental analisar e avaliar as particularidades daquele paciente. Depois da avaliação e realização dos exames, é agendado o procedimento cirúrgico no consultório. Ele demora cerca de uma hora, e é realizada anestesia local.
Quais são as indicações para um implante dentário?
Existem situações em que a indicação do implante é, sim, uma necessidade. Veja quais são elas:
Pessoas que tiveram os dentes extraídos
Antes da década de 60, a maioria dos casos de dores de dentes eram tratados com a extração. Com isso, muitas pessoas perderam os dentes sem que isso fosse realmente necessário. As formas de tratamentos dentários para tratar e evitar cáries evoluíram bastante nos últimos anos.
Com o tempo e a evolução da odontologia, esse cenário mudou. Hoje, a extração só é feita caso seja realmente necessária. Essas pessoas que tiveram os dentes extraídos, portanto, são indicadas para a reabilitação oral por meio de implante dentário.
Quem perdeu os dentes em situações variadas
Outra situação em que há a indicação para o implante é em caso de acidentes de trânsito, quedas ou qualquer outra ocorrência semelhante que tenha causado a perda de um ou mais dentes.
Vale lembrar que os implantes dentários, não devem ser vistos como procedimentos estéticos e sim, de um procedimento cirúrgico indicado para melhorar a saúde bucal das pessoas e proporcionar melhor qualidade de vida.
Pessoas que nasceram com falta de dentes
A agenesia dentária é uma situação em que a pessoa nasce com a falta de um ou mais dentes. Mesmo quando há a troca dos dentes de leite para os permanentes, a ausência pode persistir.
Logo, essa é uma situação em que o implante dentário é uma opção para facilitar a reabilitação oral em pessoas adultas. É importante fazer o exame radiológico para garantir que o dente, de fato, não existe ou avaliar se ele não está incluso na gengiva (o que ocorre quando não há erupção do dente).
Quais são os benefícios de investir em um implante dentário?
A realização do implante dentário, proporciona uma série de benefícios às pessoas, que vai muito além da questão estética. Portanto, veja como essa alternativa pode contribuir com a melhora em diversos fatores da saúde bucal.
- Melhora na mastigação
- Melhora da digestão
- Melhora da autoestima
- Facilidade para higienização
- Maior conforto
- Aspecto mais natural
- Durabilidade
Agora que você sabe que pode recuperar o seu sorriso e a saúde bucal com implante dentário, agende sua avaliação conosco. Nós acreditamos que o sorriso muda tudo.