Exodontia: quando é indicada? A palavra exodontia pode causar estranheza nas pessoas, mas o que muitos não sabem é que este é um procedimento muito comum no meio odontológico e que provavelmente você já tenha até sido submetido a ele.
Nesse artigo vamos explicar brevemente o que é, quando esse procedimento é indicado e quando é contraindicado.
A exodontia nada mais é do que o processo de extração de dente. Apesar de ser uma palavra pouco comum, o procedimento em si é muito popular e necessário para a maioria das pessoas. Ele é realizado por meio de uma pequena cirurgia no dente.
A necessidade em se realizar a exodontia surge a partir do momento em que os problemas dentários começam a aparecer. Ela também pode ser necessária nas crianças em que os dentes de leite não conseguem cair sozinhos.
Pode ser feita em qualquer um dos dentes, incisivo, canino, pré-molar ou molar. Mas é mais comum nos dentes sisos, ou terceiro molar, devido aos problemas que esses dentes normalmente causam quanto ao nascimento.
A extração do dente pode ser necessária para se manter a saúde oral, pois ela é responsável por acabar com os problemas causados por algum dente.
Outro motivo muito comum que pode levar a exodontia, é quando não conseguimos tratar o dente nem com o tratamento endodôntico (salvar) o dente.
Algumas outras causas podem levar a necessidade de realizar a exodontia, como:
- Dente do siso, incluso ou semi-incluso
- Dentes com mobilidade muito acentuada, normalmente consequência de periodontite avançada
- Dente fraturado
- Dente desvitalizado ou com necrose pulpar e que outros tratamentos não conseguiram curar
- Dentes com mobilidade
Quando a exodontia é contraindicada?
Em alguns casos o procedimento é contraindicado, e é preciso estar atento se você se enquadra em algum deles. Mesmo que estes apresentem problemas de inflamação ou estejam infecionados.
Pois a extração é um procedimento cirúrgico, e qualquer procedimento deste tipo oferece riscos para a saúde, como no caso de grávidas, em que o procedimento pode prejudicar a saúde do feto. Ele é indicado somente após os três primeiros meses de gestação.
Outras contraindicações que existem são:
- Pacientes estão em tratamentos de radioterapia ou quimioterapia ou que os tenham terminado há menos de meio ano
- Pessoas diabéticas não compensadas
- Pessoas imunocomprometidas
- Pessoas com doenças hemorrágicas sem prévio controlo
- Pessoas com leucemia e anemias graves
- Certas doenças, como a sífilis e a tuberculose,
- Outra situação onde a extração não deve ocorrer, é o caso dos dentes com abscesso, procedendo-se normalmente à prescrição prévia de antibióticos para controle da infecção
Mulheres menstruadas, durante o período menstrual podem extrair os dentes normalmente, pois, a menstruação não constitui qualquer contraindicação.
Agora que você já sabe o que é exodontia, para quem é indicada e contraindicada, se precisar desse tipo de procedimento, saiba que aqui na Odontologia Tuler você encontra excelentes profissionais qualificados e dispostos a te ajudar.
Nós acreditamos que o sorriso muda tudo, marque já a sua avaliação.