Gengivoplastia o que é: trata-se de um procedimento odontológico simples e rápido de ser feito. Tem como finalidade melhorar a arquitetura da gengiva, diminuindo o tamanho dos tecidos, em casos de pacientes que possuam o sorriso gengival..
É muito comum pacientes relatarem incômodos com a quantidade de gengiva que tem. Pacientes com gengiva em excesso podem ficar constrangidos ao sorrir ou até mesmo deixam de fazê-lo, pois gera a sensação de que o dente é pequeno e o sorriso fica menos harmônico.
Sendo assim, é feita uma avaliação para que possamos conduzir da melhor maneira o procedimento de Gengivoplastia.
O procedimento, além de proporcionar um sorriso mais agradável, bonito e harmônico, a Gengivoplastia devolve a autoestima do paciente.
Para você entender um pouco mais sobre a Gengivoplastia, preparei as principais dúvidas nesse artigo.
Para que serve a gengivoplastia?
A gengivoplastia é um procedimento que consiste na remoção do excesso de gengiva na região. Por isso, oferece ao paciente a oportunidade de redesenhar sua gengiva.
Além do remodelamento no tecido gengival, a gengivoplastia serve para aumentar a resistência da região contra bactérias e infecções.
Sendo assim, a gengivoplastia não serve apenas para corrigir o lado estético, mas também para minimizar problemas causados pelo excesso gengival.
Como é feita a cirurgia?
Assim como outros procedimentos odontológicos, a gengivoplastia também precisa de uma avaliação profissional.
Com tudo certo, a cirurgia é marcada e são feitos todos os tipos de exame necessários, como o raio X do dente. Dessa forma, o dentista consegue traçar a melhor maneira para realizar a cirurgia.
A cirurgia de Gengivoplastia é bem simples, feita em consultório pelo cirurgião dentista, sob uso de anestesia local, em que o paciente é operado de 40 a 90 minutos, e sai falando normalmente, apenas com algumas recomendações pós cirúrgicas.
Benefícios da gengivoplastia
Além de remodelar o sorriso e promover gengivas mais saudáveis, a gengivoplastia tem outros benefícios. Confira:
- É um procedimento cirúrgico rápido e simples
- Tem ótimos resultados
- Alta taxa de sucesso e de pessoas satisfeitas
- Pós-operatório menos custoso e sem muitos riscos.
Existem contraindicações?
Mudar o aspecto da gengiva envolve a avaliação clínica completa do paciente. Em certos casos, o procedimento não é indicado. Saiba quais são:
- Grávidas
- Fumantes
- Hipertensos ou pessoas com diabetes descontrolada
- Pacientes com problemas de coagulação.
É válido lembrar que pessoas com doenças gengivais, como a gengivite e a periodontite estão entre as contraindicações da gengivoplastia. Isso se deve ao fato de que a inflamação impossibilita que a cirurgia seja feita no local, uma vez que o caso pode ser agravado.
Como é a recuperação desse procedimento?
A recuperação da gengivoplastia, pela tecnologia que auxilia sua execução, é na maioria das vezes bem tranquila. Contudo, caso a cirurgia englobar enxertos ou contorno ósseo, será necessário evitar atividades físicas por um tempo estabelecido, impedindo assim que haja a reinicialização da área da cirurgia.
A presença de edemas (inchaço) ou dor é normal e pode persistir por um ou mais dias. Vale ressaltar que o tempo necessário para a recuperação varia por vários fatores, como o tipo de laser utilizado e se foi utilizado, já que os lasers são as causas do leve incômodo.
Mantenha visitas regulares ao seu odontologista para que haja o acompanhamento devido e a prevenção de danos futuros.
A Odontologia Tuler tem diversas opções para garantir mais qualidade de vida e um sorriso mais bonito para você e sua família.
Nós acreditamos que o sorriso muda tudo, marque já a sua avaliação.