A gengivoplastia é um procedimento que tem como finalidade melhorar a arquitetura da gengiva, diminuindo o tamanho dos tecidos, em casos de pacientes que possuam o sorriso gengival.
Alguns pacientes relatam um incômodo com a quantidade de gengiva que têm, e isso é comum.
Pacientes com gengiva em excesso (sorriso gengival) podem ficar constrangidos ao sorrir ou até mesmo deixam de fazê-lo, pois gera a sensação de que o dente é pequeno e o sorriso fica menos harmônico.
Sendo assim, além de proporcionar um sorriso mais agradável, bonito e harmônico, a plástica gengival devolve a autoestima do paciente.
Mas será que a gengivoplastia pode voltar? Essa é a dúvida de muitas pessoas e nós da Odontologia Tuler vamos sanar para você, continue lendo esse artigo e confira.
Como é a cirurgia?
Antes de falar se a gengivoplastia pode voltar, quero explicar para quem não sabe, sobre o procedimento de gengivoplastia.
A gengivoplastia é um procedimento estético em que se retira o excesso de gengiva para aumentar a coroa dos dentes e deixar o sorriso mais perfeito. Se eu tivesse que explicar da forma mais simples possível como funciona essa cirurgia, diria que é como tirar uma cutícula: você “empurra”, vê o que tá sobrando e tira o excesso. O procedimento é super simples e tudo que o cirurgião-dentista faz é usar um bisturi (que pode ser o comum ou o elétrico) para refazer o contorno da gengiva.
Normalmente é um procedimento muito tranquilo e não se leva ponto na gengivoplastia. O próprio organismo se encarrega de fazer o sangue coagular e começar a cicatrização. Esse processo pode variar de pessoa para pessoa (algumas cicatrizam em 3 dias, outras em 15 ou mais dias, que foi o meu caso).
Porém há sim, casos em que o paciente pode levar pontos: como no caso do paciente ter um excesso de volume ósseo, nesses casos é necessário usar o bisturi e fazer uns pontinhos.
Mas tudo irá depender da avaliação do profissional.
Como funciona o pós-operatório?
De maneira geral, a gengivoplastia pós-operatório exige que o paciente tenha de um a dois dias de repouso absoluto. Nesse período, as gengivas podem inchar e ficar avermelhadas. Então, começam a desinchar após o terceiro dia, voltando a sua coloração normal.
A maioria dos pacientes já pode retornar às suas atividades de trabalho e estudos a partir do terceiro dia de cirurgia, desde que com autorização do dentista responsável pela cirurgia.
A gengiva pode voltar a crescer?
Não, a gengiva não volta a crescer. Os resultados da gengivoplastia são permanentes, mas somente se realizados de forma correta, com execução cuidadosa por um dentista especializado.
Além disso, o resultado da cirurgia é praticamente irreversível. Após a incisão da gengiva e do osso que circunda a raiz do dente, não há chance de reverter totalmente o procedimento.
Nós da Odontologia Tuler, somos especialistas no assunto e estamos dispostos a sanar todas as suas dúvidas. Agende sua avaliação agora mesmo.
Torne-se a sua melhor versão.