A periodontia é uma especialidade da odontologia direcionada para a prevenção, diagnóstico e tratamento de condições que acometem os tecidos de sustentação dos dentes, ou seja, as gengivas, ligamento periodontal e ossos alveolares.
Essa área da odontologia almeja a prevenção de doenças e a manutenção da saúde bucal. O profissional dessa área não realiza seu trabalho diretamente no dente, mas nas estruturas que estão ao seu redor.
Todo esse trabalho, como vimos, busca a prevenção de problemas que podem afetar o elemento dental que está sadio.
Cabe ao profissional dessa área a prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças que afetam o tecido gengival e que podem prejudicar a saúde do organismo se não forem tratadas corretamente.
Visto isso, em casos de sangramento recorrente da gengiva, o mais recomendado é procurar a ajuda de um especialista.
Quais os tratamentos realizados por essa especialidade?
A periodontia se volta basicamente para 3 situação, são elas:
- Periodontia clínica: é direcionada para a prevenção de problemas bucais, por meio de procedimentos como a profilaxia dentária profissional, e para o tratamento de doenças periodontais, como a gengivite e periodontite.
- Periodontia médica: é uma atividade relacionada às condições sistêmicas presentes ou agravadas pela presença da doença periodontal, como: tabagismo, gravidez, Alzheimer, AVC, aterosclerose e diabetes mellitus;
- Periodontia estética: é o ramo da Periodontia destinada às cirurgias no tecido gengival e ósseo, com a finalidade de melhorar a estética periodontal do paciente. São conhecidas como cirurgias plásticas periodontais, como a de sorriso gengival e de recobrimento radicular.
Quando procurar um periodontista?
o profissional em Periodontia deve ser procurado no mínimo a cada seis meses para prevenção e manutenção da saúde bucal.
Por meio das consultas de check-up, serão realizadas uma avaliação bucal geral, uma limpeza completa e a aplicação do flúor.
Havendo a presença de tártaro será feita a raspagem periodontal, tendo como objetivo remover o tártaro e, assim, precaver a inflamação nos tecidos que garantem a sustentação do dente.
Por último, a melhor forma de garantir um sorriso saudável é cuidando dele junto ao profissional da Periodontia.
Se você mantiver uma rotina de cuidados, ficará mais fácil evitar que problemas como a periodontite ou a gengivite apareçam.
Comente a seguir o que achou do nosso artigo e nos acompanhe sempre para mais postagens!