A reabilitação oral é um processo que visa a restauração de toda a anatomia dental, de maneira que a mastigação, o sorriso e o desenho das arcadas dentárias estejam em plena harmonia com as demais estruturas faciais.
Muitas pessoas estão insatisfeitas com o sorriso e sofrem com os efeitos danosos da aparência desdentada, afetando a autoestima e a confiança. Entretanto, a odontologia já desenvolveu técnicas para trazer de volta a sua segurança tanto ao sorrir, quanto ao falar e mastigar.
Elaboramos este artigo a fim de explicar o que é, para quem é indicada, quais os objetivos e como a reabilitação oral é feita.
Quais são os objetivos da reabilitação oral?
Antes de mais nada, saiba que a reabilitação oral é o nome técnico que se dá a uma série de especialidades odontológicas que reconstroem o sorriso do paciente, restaurando tanto a harmonia estética quanto a parte funcional e a saúde bucal.
O tratamento de reabilitação oral pode envolver várias áreas da odontologia, como periodontal (na gengiva e no osso maxilar), ortodontia (posicionamento e articulação dental), endodontia (estudo da polpa, tecido e raiz dos dentes) e implantodontia (com implantação de prótese e colocação de enxerto ósseo).
Com o acompanhamento do dentista desde o diagnóstico até a cirurgia, o objetivo principal da reabilitação é melhorar a aparência da boca e tratar as disfunções causadas pela falta dos dentes.
No entanto, nem todos os problemas bucais implicam a reabilitação oral. Muito pelo contrário!
A técnica geralmente é indicada para quem perdeu vários dentes e sofre com doenças digestivas, a exemplo da gastrite e do refluxo.
Para quem apresenta uma aparência desdentada, a reabilitação melhora a estética e as funções orais. Da mesma forma, o procedimento ajuda as pessoas com perda dental e mal-estar digestivo na mastigação, oclusão e digestão dos alimentos, deixando o organismo em pleno funcionamento.
Como é realizada a reabilitação oral?
A reabilitação oral é realizada com base em um planejamento minucioso feito pelo dentista. Trata-se de um processo longo, já que o objetivo é restaurar completamente o sorriso.
A reabilitação oral se inicia com a marcação de consulta com um dentista experiente e qualificado, que poderá analisar todas as estruturas bucais e definir as melhores abordagens.
Além de avaliar os dentes, o dentista também dedica sua atenção às demais estruturas bucais, como as gengivas e os ossos. A finalidade é avaliar as funções mastigatórias, a harmonia do sorriso, a qualidade da estrutura dental, a estética e, até mesmo, as condições da fonética do paciente.
Depois da avaliação prévia, o dentista pode planejar as estratégias e o cronograma de tratamento, elencando tudo o que precisará ser feito para que o paciente recupere sua autoestima, se sinta feliz com seu sorriso e restabeleça as funções dentárias primordiais.
Conforme o grau de comprometimento dentário de cada paciente, o profissional define as etapas e necessidades do tratamento de reabilitação oral. O processo de tratamento pode incluir:
- – Restauração
- – Extração
- – Limpeza
- – Implante dentário
- – Prótese fixa ou removível
- – Lentes de Contato Bucal
- – Clareamento
- – Tratamento Ortodôntico
Por que passar por um tratamento reabilitador?
Como você leu anteriormente, o tratamento reabilitador envolve várias práticas e o seu caso pode requerer a colocação das lentes de contato bucal ou até mesmo a instalação de prótese sobre implantes.
Contudo, sabe por que os especialistas recomendam a reabilitação? A resposta tem a ver com, pelo menos, três benefícios.
- Devolver função
A boca deve ser o primeiro cuidado de uma pessoa saudável. Contudo, nem sempre o paciente tem a devida atenção com essa região. O resultado são os problemas bucais, os quais podem comprometer outros órgãos (como o coração).
Ao fazer reabilitação, os ganhos incluem, primeiramente, o restauro da função dos dentes e da gengiva, para que você consiga realizar as atividades bucais (como a mastigação e a fala) de maneira adequada. Os sistemas corporais que dependem da boca ficam estáveis novamente e a sua saúde agradece!
- Trazer ganho estético
É comum os pacientes chegarem à clínica procurando um ganho estético por meio da reabilitação oral.
Essa é uma das causas que levam a procedimentos como a instalação de implantes ou próteses. Afinal de contas, quem não quer estar em dia com o corpo sem abrir mão da beleza, não é mesmo? O que nos leva ao próximo item: a autoestima
- Autoestima
O terceiro benefício ligado à reabilitação oral é a melhoria ou a conquista da autoestima. Não é de hoje que ter um belo sorriso está entre as suas prioridades, e você sabe como é importante se sentir bem consigo.
Quando uma pessoa não está confortável para sorrir, a sensação compromete vários pontos. Há pacientes que relatam desde antissocialidade até depressão por causa dos problemas dentais.
A reabilitação oral devolve a segurança para você voltar a gargalhar sem medo!
Agora que você já sabe o que compreende, como é feito e quais são os benefícios do procedimento de reabilitação oral, entre em contato conosco para agendar a sua consulta!
Nós acreditamos que o sorriso muda tudo, marque já a sua avaliação.