Um dos procedimentos mais procurados dentro do consultório é a restauração dentária. Além de melhorar a estética do sorriso, melhora também as funções mastigatórias dos dentes.
É um procedimento muito simples, rápido e não causa dor, mas muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre como ele funciona.
Por isso, vamos falar nesse conteúdo sobre as 7 Dúvidas frequentes sobre a restauração dentária. Confira no texto abaixo.
- O que é restauração dentária?
É o processo que consiste na reconstrução de um dente danificado, seja por cárie ou por algum tipo de trauma ou fratura. O intuito do tratamento é restabelecer as funções mastigatórias.
As restaurações podem ser de resina composta ou porcelana, que são materiais que se assemelham à cor dos dentes, de amálgama, uma liga de mercúrio, prata, cobre, estanho e algumas vezes zinco ou de ouro.
O processo de restauração pode ser feito na boca do paciente, no caso de cáries ou pequenos reparos, ou fora da boca, quando a reconstrução é maior. No segundo caso, é confeccionada uma peça que é fixada no dente pelo dentista.
- Como funciona o tratamento de restauração nos dentes?
A restauração dos dentes, quando feita por causa da incidência de cáries, primeiro é removida a parte estragada do dente. Depois disso, o dentista limpa a área que foi afetada e preenche a cavidade com o material de restauração.
Quando a reconstrução é feita por causa de um trauma ou fratura, o dentista vai cobrir aquela falha com o material específico para que o dente volte à sua forma normal.
Nos casos em que há necessidade de fazer uma peça maior, o profissional tira um molde da boca do paciente e providencia a confecção da peça.
- Quando o tratamento é indicado?
O tratamento de restauração dentária é indicado para casos em que o paciente está com cáries. Isso porque a deterioração é retirada com o uso de brocas e isso compromete a estrutura do dente. Essa parte precisa ser reconstruída para que o dente cumpra suas funções e para que não haja infiltrações por bactérias, que podem causar uma deterioração maior ainda.
Também é indicada em casos em que o paciente sofre algum tipo de trauma ou fratura que comprometa a estética e a funcionalidade dos dentes.
- Quais os cuidados necessários após a restauração?
Mesmo sendo um procedimento não invasivo e simples, é necessário ter alguns cuidados básicos. O profissional deve orientar o paciente logo após a restauração dentária.
Dependendo do tipo do material aplicado e de qual dente foi tratado, pode ser necessário permanecer de jejum ou evitar alguns alimentos por algumas horas. Mas, na maioria dos casos, isso não é necessário.
- Quanto tempo dura uma restauração dentária?
Os materiais utilizados para fazer a restauração dentária são bastante duráveis, podendo ser conservados durante muitos e muitos anos.
Nem sempre é possível falar de uma durabilidade exata, pois ela varia de acordo com os hábitos e cuidados do paciente com sua restauração.
A partir do momento que o dente passa por uma reconstrução, principalmente se ela for muito extensa, é necessário tomar alguns cuidados com a alimentação. Nesses casos, o paciente deve evitar alimentos muito duros para que a restauração dentária não sofra traumas ou fraturas.
6.Qual a diferença entre restauração e obturação?
Não há uma diferença muito grande entre obturação e restauração dentária. A principal distinção se deve ao tipo de material que é utilizado.
O processo de obturação consiste em fechar a cavidade deteriorada por cárie para que o dente não sofra novos danos. Nesse caso, era bastante comum o uso de amálgama, que apesar de ser um material bastante eficiente, não é esteticamente agradável.
Já a reconstrução dentária visa reconstruir o dente de forma que ninguém perceba que ele passou por algum tipo de tratamento. Por isso, são utilizados materiais da cor dos dentes, como resina composta e porcelana.
7. Como saber se eu preciso realizar uma restauração dentária?
A melhor e mais segura maneira de saber se você precisa ou não de se submeter a uma restauração dentária é passando por uma avaliação com um cirurgião dentista.
Se você tem problemas com cáries ou tem um dente quebrado ou fraturado, o ideal é marcar uma consulta para que o profissional faça o tratamento.
Caso você tenha restauração muito antigas, malfeitas e identifique algo de errado, também deve marcar uma consulta.
Mas somente depois de fazer uma avaliação criteriosa o profissional é capaz de dizer a você a necessidade do tratamento. Dependendo do caso, ele vai pedir exames radiográficos para ter certeza de seu quadro.
Importante ressaltar que, embora a restauração dentária seja um procedimento não invasivo, o tratamento só pode ser feito por profissionais devidamente qualificados. Um dentista mal preparado pode utilizar um material de baixa qualidade ou não realizar o procedimento da forma adequada, o que vai trazer prejuízos tanto para sua saúde bucal quanto para seu bolso.
Nós da Odontologia Tuler estamos no mercado há mais de 30 anos e sabemos exatamente do que você precisa.
Agora que você já sabe mais sobre a restauração, agende uma consulta para saber mais.
Nós acreditamos que o sorriso muda tudo, marque já a sua avaliação.