Como saber se os dentes estão desgastados?
Mesmo o esmalte dentário sendo o tecido mais forte do corpo humano, muitas pessoas sofrem com desgaste.
Mas, como saber se os dentes estão desgastados? Isso pode acontecer por diversos motivos, e quando ocorre, os dentes se tornam vulneráveis, podendo sofrer diversos problemas que vão desde o bruxismo até problemas gastrointestinais e afetam, inclusive, as gengivas.
O que são dentes desgastados?
Os dentes desgastados, são dentes que tiveram o seu esmalte comprometido, seja pelo tempo, por hábitos ou fatores externos. Como citado acima, uma vez que o esmalte do dente é desgastado, os dentes ficam mais sensíveis e mais vulneráveis a problemas bucais, como cáries.
Na percepção de desgaste do esmalte, o paciente deve recorrer imediatamente a um dentista, já que os danos podem ser irreversíveis, não sendo possível recuperar a camada desgastada.
É um processo gradual, isso faz com que seja ainda mais importante manter as visitas regulares ao consultório odontológico para um tratamento precoce, evitando dores e problemas futuros.
Quais são as principais causas do dente desgastado?
Como falamos anteriormente nesse artigo, vários podem ser a causa do desgaste do dente, e é importante considerarmos cada uma delas, para que o problema seja evitado. Vou explicar algumas das principais causas.
Bruxismo
O bruxismo é um distúrbio do sono que acaba por desgastar os dentes. Isso se deve a esse problema estar diretamente ligado ao roer dos dentes, e na inserção de mais força na mordida, e que é mais perceptível durante a noite.
Dependendo do grau do bruxismo, e da falta do tratamento necessário, os dentes podem até mesmo acabar se quebrando. Dessa forma, o dentista deve ser contatado já nos primeiros sinais, e assim, encaminhado o paciente para o uso de placas personalizadas de silicones, as chamadas placas de bruxismo, ou de mordida, associada a outros tipos de abordagem de tratamento.
Fique atento, o bruxismo está frequentemente ligado a problemas psicológicos como a ansiedade e o estresse, devendo então, nesse caso, o paciente optar por práticas relaxantes, atividade física e acompanhamento psicológico.
Problemas estomacais e gastrite
Existem problemas estomacais, principalmente o refluxo gastroesofágico, que podem levar ao desgaste dentário. Isso porque o hábito de vomitar permite que ácidos estomacais cheguem à boca e acabam por comprometer os dentes gradualmente.
Quanto à gastrite, que é uma inflamação da mucosa do intestino e que também possui vômitos como sintomas, também pode haver o desgaste gradativo dos dentes.
Nesse caso, o tratamento pode ser feito por um gastroenterologista, que irá recomendar ao paciente mudanças na alimentação e medicamentos para o alívio da dor. Uma vez que o problema está relacionado a distúrbios alimentares, o tratamento deve ser associado a uma terapia psicológica.
Alimentos ácidos
Os alimentos ácidos também podem causar a deterioração do dente, já que causam a desmineralização, e assim a sensibilidade dentária e dores.
Para que não ocorra esse processo o paciente deve optar por aderir bons hábitos de higiene bucal, principalmente após ingerir esse tipo de alimento.
Higiene bucal inadequada
A má higienização da boca também está entre as principais causas do desgaste dos dentes, e isso se deve principalmente a uma escovação inadequada, com movimentos fortes e constantes.
Quando usado um creme dental abrasivo, o desgaste pode ser ainda maior e mais rápido. Dentes pré-molares e caninos tendem a ser os mais atingidos. Logo, opte sempre por uma escova de cerdas macias, por movimentos suaves e que pela periodicidade indicada, sendo de 2 a 3 vezes por dia.
Quais são os principais sintomas dos dentes desgastados?
- Dentes lascados
- Sensibilidade dentária
- Dentes amarelados
A melhor forma de combater o desgaste do dente é por meio da prevenção. Em casos que o problema é causado por má oclusão, é possível identificar os sintomas de deterioração ainda no início.
Para casos em que o problema já está instalado, somente o profissional, de forma investigativa, poderá determinar qual o tratamento indicado para o caso. Para que essa complicação não retorne, o dentista deverá focar na eliminação dos maus hábitos e correção de dentes mal posicionados.
Para a reabilitação do que já foi desgastado, podem ser indicadas as restaurações de resina composta, porcelana ou até mesmo implantes, em casos nos quais a estrutura do dente encontra-se comprometida.
Gostou do texto? Tem alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários.
Nós acreditamos que o sorriso muda tudo, marque já a sua avaliação.