Muitas pessoas acreditam que a Bichectomia só tem finalidade estética. Contudo sua principal indicação é funcional, em casos nos quais o indivíduo morde involuntariamente a parte interna das bochechas, provocando aftas constantes, machucados e sangramento.
A Bichectomia é indicada para pessoas que apresentam o formato do rosto muito arredondado, volume pouco definido, bochechas muito grandes ou pouca definição da mandíbula em razão da gordura da papada e pescoço. Mas é claro, desde que o paciente se incomode com essas características.
Vale salientar que, é preciso que o paciente passe por uma avaliação profissional para entender se está elegível para o procedimento e quais são as suas expectativas.
Também é importante a realização de exames pré-cirúrgicos.
Quais as vantagens de fazer uma bichectomia?
A principal vantagem do procedimento é a melhora da autoestima e autoconfiança promovida pela mudança estética. A Bichectomia é uma cirurgia com recuperação rápida, baixo custo e com resultados incríveis e satisfatórios, o que acaba gerando o interesse de muitos pacientes.
Além disso, é um procedimento relativamente simples e minimamente invasivo. Por ser feito com anestesia local, é um processo indolor e o pós-operatório assemelha-se ao de uma extração do terceiro molar.
Os resultados também podem ser vistos rapidamente. Em aproximadamente 15 a 20 dias é possível conferir as primeiras mudanças e a remodelação total pode ser notada em 90 dias.
Quais as contraindicações?
É preciso que o profissional avalie as expectativas e o formato do rosto do paciente para verificar se o procedimento é mesmo necessário. Pacientes que já apresentam o rosto fino e magro não devem realizar a cirurgia, com o risco de sofrerem com o envelhecimento precoce.
Além do formato de rosto, outros fatores também são contraindicados para a bichectomia, são eles:
- uso de radioterapia ou quimioterapia
- cardiopatias severas
- infecções locais ou sistêmicas
- deficiências de coagulação
- problemas hepáticos e renais graves
- gravidez
- menores de idade
Como é a recuperação da bichectomia?
Na recuperação da bichectomia, é indicado o uso de antibióticos, compressas frias no local da retirada de gordura e gargarejo com antisséptico bucal. É importante manter repouso e evitar falar, bem como fazer esforço físico.
Há pacientes que optam por fazer drenagem pós-operatória no local, para potencializar a recuperação.
Quais resultados esperar da bichectomia?
Os resultados esperados da cirurgia são o afinamento da parte inferior do rosto, promovendo a definição das mandíbulas e maçãs.
A bichectomia é uma cirurgia que promove uma melhoria na estética. Alguns pacientes notam mudanças significativas, enquanto em outros casos, a mudança é sutil.
Apesar de ser um procedimento seguro, que praticamente não oferece riscos, a bichectomia ainda assim é uma cirurgia e, por isso, para que ocorra de forma tranquila, é importante contar com um profissional qualificado e experiente, além de uma clínica especializada no assunto e equipada para lidar com possíveis complicações.
A Odontologia Tuler conta com uma infraestrutura de qualidade e uma equipe multidisciplinar para atender todas as demandas da odontologia moderna. Entre em contato conosco e conheça mais sobre os nossos serviços!