Lentes de contato dental: o que é?
As lentes de contato dental são facetas ou lâminas ultrafinas, elas possuem 1mm ou menos, são confeccionadas em resina composta ou cerâmica. Elas são presas aos dentes com a intenção de alterar a forma, contorno e proporção.
Por mais que as lentes de contato dental estejam na moda, elas existem há mais de 25 anos. Sua principal função é dar um novo formato aos dentes. O método pode reparar defeitos de coloração e corrigir defeitos de múltiplos dentes. Alguns exemplos são:
- Curvas de sorriso invertida
- Corredor bucal amplo
- Diastemas
- Dentes curtos
- Dentes amarelados
- Dentes manchados
O tratamento com lentes e facetas deve ser indicado após a constatação de que os dentes, gengivas e outros componentes da cavidade bucal estão saudáveis.
Em contrapartida, as lentes de contato não são indicadas quando a questão estética pode ser resolvida com outros tratamentos, como clareamento dental ou ortodontia, por exemplo. Também não é recomendado para dentes muito danificados ou restaurados, em que facetas mais compactas ou coroas resolveriam o problema.
Quanto tempo leva para realizar o procedimento?
O tempo para realizar o procedimento varia de acordo com a complexidade do caso e a quantidade de dentes envolvidos.
Geralmente são necessárias, em casos mais simples, três sessões, sendo uma inicial para diagnóstico e planejamento, uma segunda para adequação dental (preparos) e moldagem digital através de scanner intraoral ou analógica e a terceira para cimentação, adesão e colagem.
Manutenção é anual?
As lentes de contato necessitam um pouco mais de cuidados com a higiene bucal. Os cremes dentais devem ser menos abrasivos , a fim de evitar a perda do brilho das cerâmicas. O cuidado com o uso do fio dental, também deve ser redobrado, principalmente nas áreas de emenda dos dentes com as próteses.
A maioria dos tratamentos requer manutenção, e com as lentes de contato dental não é diferente. A manutenção é feita, inicialmente, após seis meses. A partir daí, dependendo do cuidado e da higienização do paciente, o retorno ao dentista ocorre anualmente, para prevenção e tratamento de possíveis infiltrações e inflamações gengivais.
Cuidados com as lentes de contato dental
- Manter a higiene bucal
- Visitar seu dentista regularmente
- Evitar o mau hábito de roer as unhas
- Adotar uma boa alimentação
- Não usar os dentes para morder ou tentar abrir objetos.
Ter um sorriso bonito é a prioridade de muita gente, e há vários tratamentos estéticos que podem ajudá-lo a realizar esse desejo. Nós acreditamos que o sorriso muda tudo, marque já a sua avaliação.